segunda-feira, 1 de março de 2010

002. SÉRGIO NEVES - Professor de Clarinete do CMAD

Professor Sérgio Neves
Professor Sérgio Neves (foto Dão TV)

Natural de Oliveira do Bairro (Aveiro), 1982. Iniciou os seus estudos musicais na Banda Filarmónica de Mamarrosa, dando-lhe continuidade no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro na classe do Professor Nelson Aguiar e Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na classe do Professor Carlos Alves, tendo terminado clarinete em ambas as instituições com classificação de exame final de 20 valores. Recentemente finalizou o mestrado de clarinete com “Distinction” na Trinity College of Music (Londres), na classe do Prof. Joan Enric Lluna. O seu percurso académico levou-o a percorrer diversos países Brasil, França, Espanha, Holanda, Inglaterra, Noruega, Itália e Luxemburgo.

Laureado em diversos concursos nacionais e internacionais em Clarinete e Música de Câmara, 1º Prémio “ The Wilfred Hambleton Clarinet Competition 2008” (London / Inglaterra); 1º Prémio no Concurso nacional de acordeão na categoria de música de câmara, ( FOLEFEST 2007 / Castelo Branco); 1º Prémio no The Harold Clarke Woodwind Competition 2007, (Londres/Inglaterra); 1º Prémio no I Concurso de clarinete Carreño 2006 (Astúrias / Espanha); 1º Prémio no Concurso internacional de Música de Câmara 2006 (C.I.A. Asker / Noruega); 2º Prémio no Concorsi Internazionali di Musica della Val Tidone2006 (ITÁLIA),categoria de música de Câmara; 2º Prémio Jovens Músicos, na modalidade de Música de Câmara – nível superior na 19ª e 20ª edição (2005) e (2006), (Portugal). Distinguido pela Trinity College of music com o prémio “Excellence in Clarinet Studies” em reconhecimento do seu alto desempenho clarinetístico. Menção Honrosa pela ESART pelo seu desempenho académico no 2º e 3º ano curso de Música/Clarinete, pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, o que lhe valeu Prémio de Mérito Ensino Magazine, por ter concluído no ano lectivo 2005/2006 a licenciatura em música com a classificação média mais elevada - 17 valores. Laureado em 2005 com o Prémio Fundação Engenheiro António Pascoal pelo seu desempenho académico no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Aveiro. Em 2005 foi seleccionado para representar Portugal na “Europeian Union Youth Wind Orchestra”.

Frequentou durante dois anos o curso de direcção de orquestra em Inglaterra na “Canford Summer School of music” sob orientação de George Hurst, Rodolfo Saglimbeni, Denise Ham e Robert Houlihan. Membro fundador do (Des)Concertante Trio (Clarinete, violoncelo e acordeão) com o qual desenvolve um trabalho inovador no seio da música de câmara, tendo estreado várias obras de compositores Portugueses, Carlos Marques, Sérgio Azevedo, Paulo Jorge Ferreira e Carlos Marecos. Participou nos prestigiados festivais “Primavera Musical” e “Festival Internacional da Póvoa de Varzim”.

Das suas mais recentes performances destacam-se uma tourné em Londres que culminou na “Spring Yamaha Young Serie Artists Evening Concerts 2009 - London”, e representação de Portugal no Congresso Internacional de Clarinetes (Clarinetfest 2009), organizado pela primeira vez em Portugal. Actualmente tem agendado performances em Londres (Maio 2010), Los Angeles (Agosto 2010) e em Setembro de 2010 uma tournée na Irlanda com a obra Quarteto para o Fim dos Tempos de Messian a convite de Tara-Lee.

Para saber mais visite o Site pessoal do professor Sérgio Neves.

Sem comentários:

Enviar um comentário