terça-feira, 2 de março de 2010

006. JOÃO MOREIRA - Clarinetista

João Moreira
Clarinetista João Moreira

Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos na Associação Musical e Recreativa de Lagares, Penafiel, ingressando posteriormente na Academia de Música de Lousada, na classe de clarinete do professor Alberto Vieira.Em 2000 ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, onde completou o Curso de Prática Orquestral, sob a orientação do Professor Luís de Carvalho. Em 2003, ingressou na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), na classe do Professor António Saiote, onde concluiu o bacharelato. Terminou, em 2007, a licenciatura em Clarinete, sob a orientação do Professor Nuno Pinto.

Realizou vários estágios com a Orquestra Clássica e Orquestra de Sopros da Escola Profissional de Música de Espinho, onde trabalhou com os maestros Cesário Costa e Brian Schembri. Em 2002 fez parte da Orquestra do International Youth Festival de Aberdeen (Escócia), sob a direcção do maestro Roland Kieft. Participou também no 4º estágio da Orquestra APROARTE, realizado em 2002, onde trabalhou com o maestro Ernst Schelle.Participou diversas vezes na Orquestra Sinfonieta, onde trabalhou sob a direcção dos maestros António Saiote, Jan Cober e Daniel Schweizer, entre outros. Realizou Master Classes, como aluno participante, com os Professores António Saiote, Michel Arrignon, Alan Damiens, Philippe Cuper, José Luís Estellés, Sthéphane Hascoiët, José Fuster, Philippe Berrod e Larry Combs. Apresentou-se a solo com a Orquestra Sinfónica da Póvoa do Varzim, sob a direcção do maestro Osvaldo Ferreira, onde se destacam actuações no Festival de Música de Óbidos e no programa de “Concertos Promenade” do Coliseu do Porto, e com a Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, sob a direcção do maestro Jan Cober. Ultimamente tem colaborado com a Orquestra Nacional do Porto, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a OrchestrUtópica e a Orquestra Filarmónica das Beiras.

Foi laureado em diversos concursos nacionais e internacionais :- 1º Prémio da categoria C, no “III Concurso Nacional para Jovens Clarinetistas”, da Associação Portuguesa do Clarinete (2000).- 3º Prémio no Concurso “Jovens Músicos da RDP”, na modalidade de Música de Câmara – Nível Médio (2001).- 3º Prémio na categoria C, no Concurso “Marcos Romão dos Reis”, em Loures (2001).- 1º Prémio na classe A do “Concurso de Clarinete da Costa Azul”, em Setúbal (2004).- 2º Prémio no Concurso Internacional “International Young Artist Competition”, da Associação Internacional de Clarinete (I.C.A.), Tama-Toquio, Japão (2005).- 1º Prémio no Concurso Internacional da Associação “Art and Education in the XXI-st Century” – categoria Instrumentistas de Sopro, em Lisboa (2006).- 2º Prémio no “Prémio Jovens Músicos da RDP”, na modalidade de Solista – Clarinete (nível superior) – Categoria A (2006). - Prémio (ex-aequo) Engenheiro António de Almeida (2007).- 1º Prémio no “Prémio Jovens Músicos”, na modalidade de Solista – Clarinete (nível superior) – Categoria A (2009).- Prémio Maestro Silva Pereira. Venceu também recentemente o Concurso para Solista B (lugar de substituição) na Orquestra Nacional do Porto.

É membro do Quarteto Vintage, com quem se apresenta regularmente por todo o país, e também internacionalmente com destaque para apresentações realizadas no Canadá, Bélgica e Itália. Lançou com este grupo o seu último CD no passado mês de Julho. Lecciona Clarinete na Academia de Música de Espinho, na Escola Profissional de Música da JOBRA e na Fundação Conservatório Regional de Música de Vila Nova de Gaia.

Sem comentários:

Enviar um comentário